Estou me sentindo em pleno forno e sinceramente não tem ventilador que ajude a abaixar a temperatura, afinal estamos em pleno verão e pelo que pude notar bem quente e nada vai mudar até mudar a estação, mas que com certeza mesmo mudando-a ainda teremos altas temperaturas. Está tudo mudado, tudo mesmo, em pleno verão têm dias de se dormir cobertos porque de repente a temperatura cai de tal forma que me vejo obrigado a me cobrir pra não sentir frio e no inverno passado sinceramente eu não senti aquele frio todo.
Mas não que eu seja uma memória viva, mas me lembro que em São Paulo, quando criança eu morava próximo da Represa de Guarapiranga, e quando eu acordava pelas manhãs as ruas estavam sempre molhadas pelo sereno da noite e que toda à tarde por volta das 18 horas caia uma garoa fininha e que deixava a noite meio que friozinho e era tão gostoso, tinha dias de calor, mas não essa coisa insuportável de hoje em dia e também dava uns temporais, mas nada de enchentes e nada de catástrofes como agora a gente cansa de ver.
Agora apesar de morar no litoral e meio distante da Capital, com pouca freqüência, mas vou lá pra visitar parentes e não vejo nada mais dessas coisas, não se tem mais vaga-lumes, sapos, lagartixas, joaninhas e muitos outros, hoje vejo ratos, baratas, escorpiões e lacraias, enfim muito bicho peçonhento do que antes e por incrível que pareça sinto falta dos outros bichinhos que eu na minha inocência acreditava que poderiam me fazer mal.
Sinto falta de saber em que estação do ano me encontro, pois mesmo estando no calendário marcado que é verão não temos mais a mesma sensação de outrora, não sabemos mais quando é inverno, pois o calor que faz nessa estação atualmente não lembra nada a ela, outono só sabemos mesmo quando passamos em um local onde tem muitas arvores e as folhas caem e chove pouco e quando é primavera, pois os pássaros procuram locais pra fazer os ninhos e os animais estão prestes a dar suas crias, fora disso não se tem mais como saber, porque o tempo lá fora está passando tão rápido e estamos tendo em um só dia tudo que é clima possível, calor excessivo, temporal e frio e sem contar que saímos de casa vestidos pra uma ocasião e somos obrigados a levar trocas de roupas, pois não sabemos mais o que iremos encontrar pela frente.
A natureza foi violentada e agora, ou está auto-adaptando ou está se vingando dos que mudaram tudo, e o preço está saindo muito caro. Que pena, sinto saudades de quando eu era criança e não tinha receio de nada, nem mesmo da natureza, hoje temos receios dela e ela com certeza dá resposta, tristemente essa é a ordem natural das coisas.
No calor do fogo
Há 11 anos
Um comentário:
É verdade, Marrod...
Aqui em Fortaleza, então só tem verão. O inverno é quando chove e não exatamente na época do inverno do hemisfério sul. Agora é que é época de chuva e o que chamamos de inverno. A cultura popular costuma dizer que se não chover até o dia 19 de março- dia de São José- é porque não vai ter inverno mesmo e a seca vai ser braba!rs
Sampa, Rio, o sul, né tem um pouco dessa mudança de estação. Dá prá notar, principalmente no sul. Acho lindo...Temos nós tb como a natureza essa nessecidade de oscilação. Inverno, primavera, verão, outuno e aí tudo de novo. Época de descanso, introjeção, alegria, renascimento, reavaliação...
Mas quem mandou mexer com Ela, com a grande Natureza, com o nosso Deus- a meu ver?
Hoje tem-se medo de tudo mesmo. Tsunamis, secas, inundações, terremotos...Bons tempos aqueles em que éramos crianças e não temíamos nada!
Lindo post.
Beijooooooooooooooooo
Postar um comentário