quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Garra e Força de Vontade ele tem.

Como expressar a inteligência do ser humano? Não tem como! Afinal de contas a capacidade mental de uma pessoa é fora do comum, umas sabem usar outras preferem ficar sem usar pra não ter ocupações e outras simplesmente usam porque faz parte do ser, assim como respirar e comer, tomar água, enfim fazem por obrigação, mas o assunto de hoje é o seguinte; senti orgulho de ver na televisão um homem que é morador de rua, Geovan de Sousa Araújo, 38 anos, tenta há 19 anos e simplesmente passou no vestibular para o Curso de Matemática na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, olha que maravilha! Ele que aos olhos de muitos não teria valor algum, pois está no submundo e vivendo em pleno estado de miséria humana, foi lá prestou o vestibular e passou, quem é que não se sente orgulhoso de ver um fato desses?
Fico contente em saber que ainda existem pessoas que mesmo estando passando por fatos tão loucos em sua própria vida, teve a coragem, a vontade e a capacidade de ir a luta, prestar o tal vestibular e passar e com muita raça, pena que a alegria dele não sei se vai durar por muito tempo mas uma coisa vai ficar marcado pra sempre na vida desse cidadão, é que ele foi capaz e mostrou a todos que no mundo não tem ninguém melhor do que ele. Agora quanto a ele dar continuidade aos estudos dele está meio que complicado, pois o mesmo está com problemas quanto a documentação da conclusão do estudo fundamental que estão retidos lá na cidade dele no estado do Piauí e o prazo pra apresentação e entrega de documentação termina hoje. Lamentavelmente ele irá perder a vaga, pois não terá condições de entrar com um mandato de segurança até os tais documentos serem enviados pela tal secretaria da educação, essa famosa burocracia!!!
Essa mesma burocracia que já que ele prestou e passou no vestibular de uma Universidade Federal, a mesma deveria por meio de seus tramites internos conseguir que de lá do Piauí seja enviado pra ela os tais documentos necessários, já que quando eles querem e sentem vontade com apenas um telefonema se resolve tantas coisas, porque não através desse mesmo telefonema não ajudar uma pessoa que na realidade está precisando, pois bem, se ele tivesse fazendo algo de errado, ilícito com certeza com um telefonema alguém poderia denunciá-lo e até mesmo algo seria feito contra ele, agora como ele está procurando se aprimorar e dar continuidade a sua capacidade mental, colocaram tantas barreiras no seu caminho que pelo que pude entender, não poderá ser um universitário e quem sabe um bacharel pra matéria na qual teve inteligência suficiente pra entrar. Mas ai são outros quinhentos não é mesmo? Se fosse filho de bacana, se tivesse certa influencia com certeza poderia apresentar os documentos necessários posteriormente, afinal uma assinatura de peso sempre conta nessas horas.
Mas digo e repito, é pra se tirar o chapéu pra uma pessoa como essa, é um valor perdido pelas ruas e desperdiçado, mas que graças a um jornalista e a uma emissora de TV não passou em branco. Valeu, tomara que no ano que vem ele preste novamente o vestibular pra essa Universidade Federal do Rio Grande do Sul e que passe, pois nada como um dia após o outro pra ele dar o troco com luva de pelica e mostrar que antes de qualquer coisa ele é mais ele e que no mundo não existe ninguém melhor do que ele, fiquei feliz e orgulhoso de saber que esse homem é brasileiro, capaz, inteligente e acima de tudo, batalhador pois mesmo sabendo que não tem como a Universidade esperar pela entrega dos documentos de conclusão do ensino básico vindo da Secretaria da Educação do Estado do Piauí (o que poderá ser feito dentro de 20 dias) O são 20 dias pra ele que tenta há 19 anos passar nesse vestibular e esperando por esse momento. Ele não perdeu a esperança de no ano que vem poder fazer o mesmo, Isso é que é garra.
E.T. Os documentos de conclusão do Ensino médio ele apresentou.

2 comentários:

Lia disse...

Ele pa de novo mas que é um grande absurdo, é. Como nos complicamos a esse ponto, hein!!!
A burocracia emperra tudo, é coisa de burro mesmo.
Acredito que se mais pessoas fizessem como você fez, Marrod, na imprensa, talvez ele ainda tivesse chance...
É por essas e outras que não se pode lavar as mãos que nem Pilatos fez...
Se bem que esse é um país de "Pilatos". Tem aos "montes"- né não, Mara?
Precisamos diminuir esse monte!
Muitíssimo bem colocado, se bem que nesse caso nem bacana iria conseguir...
Burocracia "astravanca"!!!!

Beijoooooooooooooooo

Lia disse...

Nem eu mesma entendi...tive que pensar.rs
Vim para o outro post mas reli e conserto:
Ele faz de novo mas que é um GRANDE absurdo é!
Bj