domingo, 8 de fevereiro de 2009

Um show a parte


Hoje estou bem no estilo musical, mas ouvindo musicas e não barulhos e maluquices que as rádios estão a tocar e com certeza devido ao famoso jabá teremos de ouvir e por muito tempo musicas que sinceramente nada tem a ver, mas como o interesse maior das gravadoras é faturar mesmo que seja sem qualidade, é o risco que corremos, afinal é a lei do comercio, muito mais quantidade do que qualidade.
Às vezes me dou ao luxo de assistir a TV e por incrível que pareça assisto ao programa de Calouros do Raul Gil, exibido pela Band aos domingos por volta das 18 horas, dizer que ali não tem talentos seria muito atrevimento da minha parte, mas o que queria entender é o seguinte: O porquê de se ir ao um programa de calouros no Brasil onde se cantam musicas americanas, italianas e até em outros idiomas sendo que os jurados são todos brasileiros? Certo que a musica americana acredito eu que seja cantada no mundo todo, mas onde estão as musicas brasileiras e os nossos ídolos? Um programa até que digamos bem assentado e bolado a seu critério, mas faltam coisas a serem tratadas com um certo carinho afinal de contas valores vocacionais ali tem, isso é audível mas que está num caminho muito estranho e cá entre nós fora do digamos convencional.
Porque eu cheguei a assistir vários tipos de programas de calouros onde as pessoas que almejam a fama, a notoriedade e o sucesso iam lá cantar, e até muitas vezes iam meio que normal demais, cantavam e como cantavam bem e tão bem que estão ai na mídia até os dias de hoje, haja visto a cantora Elza Soares que foi ao programa do Ary Barroso e que foi destratada pelo apresentador mas que soube chegar lá, dar o seu recado e tem uma carreira longa, onde passou por todas as suas fases e que soube superar todas elas e que hoje aos 70 e poucos anos está ai na ativa e dando o ar da graça. E vejo que alguns calouros ali cantando estão mais preocupados com o visual e com caracterização do que até mesmo com o talento, de repente pode-se perder o fio da meada.
Tenho visto que até mesmo o tal programa se empenha em chamar alguns cantores famosos e de conhecimento publico pra fazerem parte do seu corpo de jurados e que está promovendo um tipo de convite do publico para que participe do programa como jurado convidado, legal, mas não seria talvez necessário que essas mesmas pessoas tivessem em si um certo preparo musical, pois até se pode dizer que fulano ou sicrano cantou bem mas dizer com uma certa veemência e técnica eu acho estranho pois falar de uma causa sem conhecimento é realmente inadequado.
Nossa televisão está carente de muitos talentos no quesito de apresentar, mas que o Apresentador dos domingos a tarde está pra lá de competente, mas que corre o risco de se perder devido aos excessos de micagens e caracterização de seus calouros e que às vezes chega a atingir ao júri. Gostaria de assistir um dia um programa mais centrado e que não só tivesse ali cantores (pois ali nenhum me parece um tanto calouro) que procurassem cantar mais a MPB e que a memória da mesma não fosse tão deixada de lado, afinal somos brasileiros, estamos no Brasil, de onde se tem tanto produto bom por ai perdido nas prateleiras e engavetado devido à americanização de tudo. Vale a pena conferir, erros a parte, um programa a se dar uma certa atenção. TV Bandeirantes, todos os domingos, à partir das 18 horas.

2 comentários:

Mara disse...

Por isso, do Raul Gil eu prefiro ver aquele programa que eles fazem homenagem a um certo cantor. É impressionante a performance de alguns. Com o ouvido musical que tenho, posso afirmar que tem muita gente boa. Quanto a essas caracterizações que tem nesse dia ai que vc diz, é preciso meu amigo. O artista precisa fazer tudo. Penso assim ;)

Lia disse...

Nunca assisti, mas acho que sim, o artista deva ser completo. Ter uma noção pelo menos de tudo, um cadinho que seja ao menos. Há enormes talentos desconhecidos por aí.